OpuSpiritum Ensemble com o apoio:

CLARINETE

IVO CURA
ANA EMANUEL NUNES

Iniciou os seus estudos musicais na Banda do Cercal. Em 2001 ingressa no Conservatório de Música de Coimbra na classe do professor Henrique Pereira e em 2009 no DeCA da Universidade de Aveiro na classe do professor Luís Carvalho. É licenciado em música e frequenta o mestrado em ensino da música na Universidade de Aveiro. Participou em masterclasses e festivais de clarinetes com os professores Alan Damien, António Saiote, Michel Arrigon, Nuno Silva, Luís Carvalho, Carlos Alves, entre outros.

Coopera assiduamente com a Orquestra Filarmonia das Beiras e é reforço da Orquestra do Norte.  Trabalhou com os maestros Ernst Schelle, Luís Carvalho, Peter Bergamin, Paulo Martins, João Paulo Fernandes, Alberto Roque, André Granjo e Rui Pinheiro. É membro do grupo "Sem Batuta", do quinteto de sopros "Quitnvs", do Octeto de Sopros “Hermitos” (com quem gravou um CD) e da Orquestra de Sopros de Coimbra, onde participou nas digressões pelo Japão e Alemanha.

Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Coimbra, onde concluiu o 8ºgrau na classe do professor Henrique Pereira. Em 2014, foi laureada com o 1º prémio no Concurso para Alunos Finalistas do CMC, tendo tido a oportunidade de se apresentar a solo com a Orquestra Clássica do Centro.Participou em masterclasses com os professores Alain Damiens, Justo Sanz, António Saiote, Luís Carvalho, Étienne Lamaison, Carlos Alves, entre outros.

A nível orquestral, trabalhou com os maestros Robert Houlihan, Rodolfo Samglibeni, Ernst Schelle, Eduardo Garcia-Barrios, Jean Sebastien Béreau, Cesário Costa, Luís Carvalho, Alberto Roque, entre outros. Participou nos estágios da OJ.COM - Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música (2011, 2013 e 2014).

É membro do "Clarinetíssimo Ensemble" e da Orquestra de Sopros de Coimbra. Atualmente, frequenta o 3ºano da licenciatura em Música na Universidade de Aveiro na classe do professor Luís Carvalho.