OpuSpiritum Ensemble com o apoio:

TROMPA

JOEL CURA
NUNO CAETANO

Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos na Banda do Cercal e em 2002 ingressa no Conservatório de Música de Coimbra na classe de Trompa do Professor Ivan Kucera. Em 2009 ingressa no DeCA da Universidade de Aveiro na classe do Professor José Bernardo Silva. É licenciado em música e frequenta o Mestrado em Ensino da Música na Universidade de Aveiro. Frequentou o 2º e 3º Festival de trompas de Espinho. Frequentou masterclasses com Radovan Vlatkovic, Marie-Luise Neunecker, Soren Hermannson, Javier Bonet, Jonathan Luxton, José Bernardo Silva, Hélder Vales e Quarteto de Trompas Lusas. No contexto orquestral trabalhou com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica do Centro e Orquestra Tutti Ensemble. Trabalhou com os maestros Ernst Schelle, Luís Carvalho, Alberto Roque, André Granjo, João Paulo Fernandes, José Pedro Figueiredo, entre outros. Membro fundador do Octeto de Sopros Hermitos com quem gravou um cd intitulado “Hermitos” com obras de L. van Beethoven e Josef Myslivicek.

Inicia os seus estudos musicais aos 16 anos na Ourearte na classe trompa orientada pela Professora Martha Oliveira, onde conclui o 4o grau na classe do professor Rodrigo Carreira.

É licenciado em trompa pela Escola Superior de Música de Lisboa na classe do professor Jonathann Luxton. Frequentou vários Masterclasses com diversos professores: Hermann Baumann, Zoltán Mácsai, Michelle Stebleton, Zdeněk Divoký, Jiří Havlík, Jindřich Petráš, Abel Pereira, Bernardo Silva, Jonhatan Williams, Jeff Nelson, American Horn Quartet.

Trabalhou com vários maestros entre os quais: Otavio Mas Arocas, Jouke Hoekstra, Jonhatan Grethen, Erik Janssen, Jean Sébastien Béreau, Jean-Marc Burfin, Armando Saldarini, Alberto Roque, Martin André, Christopher Bochmann.Colaborou com a Companhia Nacional de Ópera, Orquestra Artquest, Orquestra Académica da Metropolitana. Atualmente leciona trompa na Ourearte, e encontra-se a frequentar o Mestrado em Ensino da Música na Esmae.